XD ODONTOLOGIA

XD ODONTOLOGIA
Estrada do Galeão, Nº 961, Loja G - Jardim Guanabara (Ilha do Governador)

quinta-feira, 29 de junho de 2017

INGESTÃO DE FLÚOR E OS RISCOS DE FLUOROSE

A ingestão crônica e excessiva de fluor por crianças com menos de 4 anos de idade pode aumentar os riscos de Flourose, o disturbio ocorre na formação dos dentes permanentes causado pela ingestão excessiva de flúor nos primeiros anos de vida. O uso de creme dental fluoretado somado a outras fontes de flúor como água fluoretada, medicamentos e alimentos, podem causar a doença.
A patologia é caracterizada por manchas que vão da cor branca até o marrom escuro, podendo também apresentar cavitações, mais de 70% dos casos de fluorose são causados por ingestão de pasta de dente com alto teor de flúor, 80 % dos cremes dentais é engolido durante a escovação por crianças de até 5 anos.
É importante que os pais observem o conteúdo de fluor presente nos cremes dentais que dão a seus filhos, para crianças de até cinco anos o ideal é utilizar cremes dentais infantis com baixa quantidade ou sem flúor, em virtude da dificuldade do controle da ingestão do creme dental. E toda a escovação deve ser supervisionada por um adulto, o dentista pode orientar os pais sobre qual creme dental usar de acordo com o risco à cárie de cada criança.

As mães devem visitar seus dentistas durante a gestação para que recebam informações sobre a higiene oral de seus filhos, desde o nascimento é recomendável consultas odontológicas para as crianças, esse esclarecimento pode diminiur o risco de contaminação das crianças pela doença cárie, que na maioria das vezes é transmitida        por familiares ou cuidadores. A diminuição do risco á cárie, diminiu a necessidade da utilização de cremes dentais fluoretados em crianças menores de 5 anos, atenuando o risco de fluorose por ingestão de creme dental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário