XD ODONTOLOGIA

XD ODONTOLOGIA
Estrada do Galeão, Nº 961, Loja G - Jardim Guanabara (Ilha do Governador)

terça-feira, 4 de abril de 2017

Alimentos que Mancham os Dentes

Mesmo escovando os dentes, passando fio dental todos os dias após as refeições, seus dentes escurecem?
Isso pode ocorrer por causa da sua alimentação.
Vinho tinto, suco de uva, refrigerantes de cola, café, açaí, milho, molho de tomate, beterraba, molho madeira, shoyu, ameixa, amora, folhas escuras e balas e chicletes com corante são grandes vilões quando o assunto é manchar os dentes.
Certo, que muitas vezes, quando bochechamos com água ou escovamos os dentes após ingerir esses alimentos, essa coloração some. Porém quando não há uma boa higiene bucal, o esmalte que protege o dente escurece, manchando-os.
Lembrando que alimentos pigmentam os dentes com sua cor, e o que deixa os dentes amarelados são o fumo e a dentina envelhecida.
Alimentos ácidos, como limão e vinho são capazes de potencializar a pigmentação nos dentes, isso porque, o ambiente bucal ácido danifica o esmalte, tornando-os mais frágil a alimentos com coloração forte, manchando-os.
Após ingerir alimentos ácidos, deve-se aguardar 30 minutos para escovar os dentes, isso porque a acidez se espalha pelos dentes com a escovação. Nesse tempo a saliva consegue neutralizar essa acidez, evitando assim a desmineralização.
Procure consumir com moderação alimentos que mancham, prefira vinho branco invés de tinto, café com leite invés de café puro. Morango, queijo, espinafre, maçã, iogurte, salmão, leite, pera, pepino, goma de mascar sem açúcar (adoçadas com xilitol), castanha do Pará, brócolis, nozes, ovos e água ajudam a manter os dentes limpos, além de estimular a saliva, desestimulam o desenvolvimento de cáries e combatem bactérias.
O Clareamento é uma opção para quem já possui os dentes manchados ou amarelados, possibilita clarear e remover manchas dos dentes, porém exige certos cuidados, como não fumar, evitar alimentos ácidos, e que possam manchar os dentes durante o tratamento.
Visitar o dentista de seis em seis meses para realizar uma limpeza e polimento é fundamental para remover e prevenir manchas, ajudando a manter a saúde bucal em dia, e evitando problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário