XD ODONTOLOGIA

XD ODONTOLOGIA
Estrada do Galeão, Nº 961, Loja G - Jardim Guanabara (Ilha do Governador)

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono: Males não tão silenciosos.






















O Ronco pode ser extremamente irritante para quem está ao seu lado e geralmente ele não é levado tão a sério pelas pessoas, mas o que poucos sabem é que pode indicar uma condição muito perigosa: a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) onde a pessoa para de respirar por mais de 10 segundos por mais de 5x por hora enquanto dorme. Cada vez que ocorre uma apneia, para que o indivíduo não morra por sufocamento, o seu organismo o faz despertar a fim de que consiga respirar. O ronco é um sintoma clássico da SAOS, consiste no ar passando com dificuldade pela garganta fazendo-a vibrar, provocando assim o som característico.

É importante salientar que nem todo roncador é necessariamente apnéico, entretanto, este é um forte candidato a desenvolver SAOS. Cansaço e sonolência diurna oriunda de um sono agitado, dores de cabeça matinais, micção noturna frequente, irritabilidade, dificuldades de concentração, problemas de memória e dificuldades de aprendizado também são outros sintomas desse distúrbio do sono. Entre as consequências da SAOS estão os picos de hipertensão, diabetes, impotência sexual, depressão, AVC’s, aterosclerose e problemas cardíacos, ocasionados pela queda de oxigênio no sangue e a alta liberação de hormônios do stress (como adrenalina e cortisol). Tais problemas muitas vezes são tratados individualmente e apresentam pouca resposta ao tratamento, pois a sua causa primaria (SAOS) não é eliminada.

A apneia obstrutiva do sono e o ronco podem ser ocasionados por diversos fatores. Entre eles o sobrepeso, pois o acúmulo de gordura na região do pescoço dificulta a passagem do ar, logo, ter uma alimentação saudável associada a pratica de atividades físicas podem lhe garantir noites de sono melhores e melhor qualidade de vida. Amígdalas maiores que o normal também causam obstrução aérea, principalmente em crianças, nesses casos, consultar um otorrino é de suma importância. O hábito de dormir “de barriga para cima” favorece o desabamento da musculatura lingual, portanto, dormir de lado é sempre recomendado. O uso de medicações (hipnóticos, ansiolíticos, relaxantes musculares) e álcool também favorecem o problema, já que promovem maior relaxamento da musculatura. E, por fim, o envelhecimento torna-se um fator agravante de todos os já citados, pois reduz naturalmente o tônus muscular.

Um dos tratamentos para a SAOS são os aparelhos intra orais, dispositivos semelhantes aos aparelhos ortodônticos móveis confeccionados pelo dentista, práticos, portáteis e de fácil adaptação. Outra opção é a terapia fonoaudiológica, que consiste em exercícios para reposicionamento e fortalecimento da musculatura da língua e da garganta, proporcionam o conforto de um sono sem aparelhos, porém, assim como os exercícios de academia são para a vida toda. Associados os dois tratamentos podem apresentar excelentes resultados.
Portanto, se alguém se queixa do seu ronco ou ele é motivo de brincadeiras na família, talvez valha a pena se atentar. Procure seu Cirurgião Dentista, ele pedirá exames para constatar se você é portador da SAOS e iniciará o quanto antes a intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário