XD ODONTOLOGIA

XD ODONTOLOGIA
Estrada do Galeão, Nº 961, Loja G - Jardim Guanabara (Ilha do Governador)

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Cuidados Necessários com a Escova de Dentes

Sangue, restos de comida, coliformes fecais, HPV e Herpes tipo 1, fungos, são algumas das coisas encontradas nas escovas de dentes.
Então, se você acha que sua escova está limpa apenas lavando-a com água, está enganado. Nós engolimos várias “sujeiras” todos os dias.
Para que a escova de dentes faça corretamente o seu trabalho, prevenindo o acúmulo de placa bacteriana causadora de tártaro, de cárie e doenças periodontais, devemos trocá-la regularmente, alguns especialistas sugerem trocar a escova de dentes a cada três meses, porém se as cerdas estiverem desgastadas a escova deve ser trocada antes, para limpar a boca com eficácia. Existem escovas que têm marcações nas cerdas, assim é mais fácil identificar o momento certo de trocar a sua escova.
Uma escova nova remove 30% mais placa que uma escova usada.
É essencial que a escova seja macia para não agredir a gengiva nem danificar o esmalte dos dentes, e deve ter a cabeça pequena para alcançar os últimos dentes limpando devidamente.
Quanto mais simples for a escova, mais fácil sua higienização, dificultando a proliferação de bactérias.
A troca da escova se deve não apenas pelo desgaste das cerdas, mas também pelo acúmulo de bactérias, que podem causar infecção na boca.
Também é aconselhável trocar as escovas sempre depois de passar por uma doença infecciosa, como resfriados, gripes, herpes, mononucleose, para não causar reinfecção, já que as bactérias se alojam nas cerdas da escova.
Cuidado com sangramentos, pois facilita a entrada de bactérias na corrente sanguínea, provocando doenças cardíacas, como a endocardite bacteriana.
Complicações mais sérias como a periodontite, um possível tratamento de canal, até câncer de boca são causas de uma má higiene bucal.
Limpe corretamente sua escova após a escovação, com água corrente e retirando o excesso de água, pingue nas cerdas ou deixe a escova submersa no antisséptico bucal por 20 minutos, ele protege as escovas entre as escovações.
Use capinhas para proteger a cabeça da escova, e a capinha também deve ser limpa diariamente com antisséptico bucal.
Antes de começar o processo de escovação lave as mãos com água e sabão e retire o resíduo de enxaguante bucal da escova de dentes, aproveite e faça um bochecho para eliminar o resto de comida da boca.
Não deixe sua escova entrar em contato com outras escovas, as bactérias pulam de escova em escova se misturando e fazendo a festa.
E nada de usar escovas alheias, elas são de uso pessoal. Uma escova não limpará o suficiente uma boca se ela já limpou outra.
Não deixa a escova perto do vaso sanitário, quando damos descarga, mesmo com a tampa fechada milhões de coliformes fecais (nano-cocos) são lançados no ar, podendo pousar da escova ou na toalha de banho.
Evite lugares úmidos, eles são um covil para proliferação de bactérias fungos.
Isso significa que não adianta apenas escovar os dentes muito bem. Manter a escova limpa é essencial.
Condutas como, uma boa escovação, uma escova em boas condições, a correta utilização do fio dental e o uso periódico do enxaguante bucal são hábitos aceitáveis para conservamos um belo e saudável sorriso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário